Armazenando energia solar: como funcionam as baterias solares

Armazenando energia solar: como funcionam as baterias solares

Os sistemas de painéis solares tornaram-se uma das fontes de energia de mais rápido crescimento nos Estados Unidos. De acordo com a Associação das Indústrias de Energia Solar, o mercado solar duplicou em tamanho em 2016.

A popularidade da energia solar levou ao surgimento de outra tecnologia renovável: baterias solares que podem armazenar energia solar extra para uso posterior. Empresas como a Tesla estão desenvolvendo baterias que podem ser instaladas com painéis solares para criar sistemas de armazenamento “solar-plus-storage” para sua casa. Leia mais para saber mais sobre as baterias solares residenciais e descubra se você deve considerar instalar um sistema de armazenamento solar mais para sua casa.

Armazenamento solar plus: Baterias solares para casa explicadas

Para apreciar por que você pode optar por instalar um sistema de armazenamento solar-plus para sua casa, primeiro você precisa entender como funciona um sistema fotovoltaico solar doméstico padrão.

O sistema típico de energia solar inclui painéis solares, um inversor, equipamentos para montar os painéis em seu telhado e um sistema de monitoramento de desempenho que acompanha a produção de eletricidade. Os painéis solares coletam energia do sol e transformam-na em eletricidade, que é passada através do inversor e convertida em uma forma que você pode usar para alimentar sua casa.

A grande maioria dos sistemas residenciais de energia solar estão conectados à rede elétrica (ou “grade-amarrada”). Quando seus painéis produzem mais eletricidade do que suas necessidades domésticas, o excesso é alimentado novamente na rede elétrica. Por outro lado, quando sua casa precisa de mais eletricidade do que seus painéis solares estão produzindo, você pode tirar energia da rede elétrica.

Na maioria dos casos, você recebe um crédito na sua conta de utilidade para a eletricidade que você envia de volta para a grade. Mais tarde, quando você está usando mais eletricidade do que seus painéis solares geraram, você pode usar esses créditos em vez de ter que pagar mais em sua utilidade. Este processo é conhecido como medição de rede.

Como os painéis solares cobram baterias?

As baterias solares funcionam convertendo a energia da CA produzida por seus painéis solares e armazenando-a como energia DC para uso posterior. Em alguns casos, as baterias solares possuem seu próprio inversor e oferecem conversão de energia integrada. Quanto maior a capacidade da sua bateria, maior o sistema solar pode cobrar.

Quando você instala uma bateria solar como parte de seu sistema de painel solar, você pode armazenar o excesso de eletricidade solar em sua casa em vez de enviá-lo de volta à grade. Se seus painéis solares estão produzindo mais eletricidade do que você precisa, o excesso de energia vai para o carregamento da bateria. Mais tarde, quando seus painéis solares não produzem eletricidade, você pode extrair a energia que você armazenou anteriormente na bateria para uso noturno. Você só enviará eletricidade de volta para a grade quando sua bateria estiver totalmente carregada, e você só atrairá eletricidade da grade quando sua bateria estiver esgotada.

O que isso significa em termos práticos é que as casas com armazenamento solar-plus podem armazenar o excesso de energia solar no local para uso mais tarde, quando o sol não estiver brilhando. Como um bônus, uma vez que as baterias solares armazenam energia em sua casa, elas também oferecem energia de backup de curto prazo no caso de haver uma queda de energia na sua área.

Solar Power Energia

Leave your message